Catolicismo: A Bíblia Em Evidência Imagens De Santa Ceia, Santa Catarina De Sena, Catarina De Sena

· 3 min read
Catolicismo: A Bíblia Em Evidência Imagens De Santa Ceia, Santa Catarina De Sena, Catarina De Sena

Após a morte de Cristo, a principal missão de seus seguidores era pregar os ensinamentos por ele deixados com o objetivo de ampliar o conhecimento de suas promessas. Nessa época, os primeiros cristãos tiveram que enfrentar a oposição ferrenha das autoridades romanas que controlavam toda Palestina. O luto é vivenciado de maneira singular; não existe um padrão de reação; há variações em intensidade e duração, influenciadas por fatores como o contexto da morte e as características do enlutado. Por isto, é necessário não interpretar como patológicas, reações que são naturais.


  • Bem sabia o Senhor que, sendo também humana, Sua Igreja não sobreviveria sem a hierarquia.
  • O crescimento do poder material da Igreja chegou a causar reações dentro da própria instituição.
  • Durante as orações, os cristãos costumam refletir sobre os quatro Mistérios .
  • O papa tornou-se o verdadeiro orientador e promotor da reforma católica, intervindo em todos os assuntos eclesiásticos.
  • O sacrifício de Cristo presente sobre o altar dá a todas as gerações de cristãos a possibilidade de se unir a Seu sacrifício.



Esse catolicismo popular exerce uma função bastante vital para o povo que vive na labuta diária pela sobrevivência. São manifestações religiosas inseridas dentro de um mundo de saber, de práticas e na maioria das vezes como reação, cultuadas e vividas nas classes populares. O catolicismo popular é uma devoção aos santos, às romarias, as novenas,  as procissões, as bênçãos, a festa de padroeiro, as promessas.

Estado Laico E Estado Religioso


A D.S.C. tornou-se a base doutrinária no ano de 1932 no Brasil, com a implantação da Ação Católica praticando o trabalho do laicato junto ao operariado. Para isso, fundamental o apoio quase incondicional da Igreja ao aprimoramento e à intensificação dos mecanismos repressivos do Estado contra os movimentos sociais. Em seguida, com alguns eventos durante a Revolução de 1924, segundo o qual, a igreja protegia “por demais os presos”. Essa resposta  baseada na fonte da informação publicada contribuiu por ruir as relações entre o Coadjutor, líder da Igreja Católica e o governo local, abalando assim, as relações entre ambos. De fato, a intelectualidade católica agrupada realizou uma forte campanha em prol das emendas religiosas74. Crescia no meio católico uma expectativa de suprimir a laicidade do Estado, estabelecida com a Constituição de 1891.

Essa praga consistiu na morte de todos os primogênitos da terra, por ação de um anjo enviado por Deus. Os hebreus, no entanto, foram instruídos a que cada família sacrificasse um cordeiro e marcasse com sangue os umbrais da porta de sua casa. É o livro em que ele apresenta mais extensamente a sua famosa Fenomenologia da Vida, partindo de uma reflexão sobre a carne humana como “lugar” que sediou a manifestação de Deus. O acontecimento é evidentemente central para a fé cristã e tem servido de fonte inspiradora a incontáveis criações artísticas e intelectuais.

A Igreja De Roma Como Santa Sé Formadora Da Igreja Católica Brasileira


Pensando nisso, interessante saber, em quais bases se definiram as relações da Santa Sé com o Estado Brasileiro e com a hierarquia católica local, após a Proclamação da República?  para ver acesse  determinará com a posição da Igreja Católica em relação à sua inserção no contexto nacional e internacional, analisando como a cúpula da Igreja reagiu ao avanço do liberalismo e da secularização dos Estados, à perda do poder temporal do Papa, e às condições da Igreja Católica no Brasil12. Em todo caso, o exemplo brasileiro identifica muito bem esse processo, pois, antes da instauração da República, as estruturas e os objetivos da Igreja estavam em coalizão com o Estado e não com a Santa Sé (BRUNEAU, 1974, p. 25-26)11.


  • Ao lado, porém, dos grandes benefícios advindos em termos de fortalecimento da fé e da moral católica, implantou-se na igreja o espírito apologético, do qual a congregação do Santo Ofício, com a censura de obras consideradas nocivas à religião, foi a expressão mais significativa.
  • Em primeiro lugar, a afirmação da doutrina da igreja, considerada como uma sociedade hierárquica, dentro da qual se atribui ao clero o poder de magistério, de ministério do culto e de jurisdição sobre os fiéis.
  • Alheio a tudo isso, a igreja já produzira um significativo aumento da influência política junto ao Estado, estabelecendo um ambiente de negociação entre os poderes político e religioso.
  • Uma intensificação justificada de cuidados religiosos intensivos e extensivos pela Santa Sé, tamanha a importância do trabalho da Igreja no Brasil, em vista das regiões com muitos imigrantes e poucos sacerdotes, prejudicadas pelas longas distâncias.
  • Meu tema é mais modesto e restrito, pois vou me limitar a falar sobre o Brasil e a contribuição do Catolicismo para a formação do que se convencionou chamar de “cultura brasileira”.
  • Essa maneira secreta de dizer “Sou cristão” foi muito proveitosa nas circunstâncias em que a declaração pública disso poderia desencadear represálias.